“Melhor do que insistir em um cliente que está satisfeito com seu fornecedor, é buscar novos mercados, outras empresas, outras oportunidades de negócios.”
Existe uma diferença entre um cliente que está com uma necessidade inativa, não reconhece um problema de um cliente satisfeito.
Clientes satisfeitos e fidelizados existem, aliás é o que todo vendedor almeja. Todas as empresas querem clientes leais.
Algumas conseguem.
Enquanto você está focando em algo improdutivo, não percebe o que está a sua volta. Neste caso você pode ser persistente e não insistente.
Quando eu prospectava clientes em meados de 2002 percebia claramente quando a empresa estava sendo bem atendida.
Por que então eu iria perder meu tempo sendo que o mercado era enorme e várias oportunidades estavam à disposição?
Aqui entra novamente a questão da persistência. Eu colocava esse cliente satisfeito na minha lista de Newsletters. Toda semana ele recebia uma noticia uma dica ou uma informação sobre a empresa.
Qual era a tática? Deixar a minha empresa sempre “quente” na memória deste decisor.
O dia que, por algum motivo precisasse de um fornecedor, seria a primeira empresa na memória dele.
Fica a dica, sucesso!
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