Durante um cold call a telefonista passou os telefones das três filiais, os nomes dos respectivos gerentes e os ramais.
Mas quem prospecta sabe que nem todos os dias encontramos profissionais de atendimento são solícitos, muito pelo contrário.
As telefonistas são a pedra no sapato do vendedor!
Hoje as telefonistas, assistentes ou secretárias ganharam um nome bacana: gatekeeper, mas nada vai mudar o fato de que o trabalho delas é "peneirar" as ligações e até os e-mails.
Por que ? Porque são muitas, muitas ligações. Porque esse é o trabalho delas .
Mas o trabalho de quem prospecta é usar estratégias para chegar ao decisor.
Como eu lido com elas?
1. Sempre anoto o nome dessa pessoa para na próxima ligação já ir falando: “Bom dia fulana, passa para o (decisor)!”
2. Se ela falar que o decisor está em reunião pergunto se pode passar o ramal, qual o melhor horário para conversar, qual o horário que chega ou pergunto: "É difícil falar com ele(ela)?" Isso cria um diálogo.
Se a telefonista é linha dura eu tento pegar o ramal com quem a substitui no horário do almoço, que geralmente é alguém da portaria:
“Oi, a fulana (telefonista) passou o ramal do (decisor), mas acho que anotei errado. Você pode confirmar? “
Fica a dica!
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