top of page

A importância do tracking de e-mails

Atualizado: 16 de dez. de 2022


Se você não consegue identificar a reação que provocou o seu e-mail, está fazendo uma prospecção às cegas!

O que quero dizer é:

Você enviou um e-mail, mas não sabe se foi aberto, quantas vezes foi aberto, como vai planejar as próximas ações?


Ai está a importância do tracking.

 

Algumas reflexões que você pode ao acompanhar seus e-mails


  • O e-mail foi aberto somente uma vez. O que analisar? 


Uma abertura não indica que o decisor leu o seu e-mail. Quantas vezes você abriu um e-mail, bateu os olhos e na primeira linha e descartou? 

Se a taxa de abertura está boa, mas a de conversão baixa indica que o assunto está cumprindo o seu papel, mas o corpo do e-mail precisa ser reavaliado.


  • O decisor abriu o e-mail 3,4 5, 6 vezes e nada de resposta?


Puxa vida! Se ele abriu tantas vezes mostra que o e-mail despertou o interesse, que foi relevante!

O que aconteceu? Muitas vezes no compartilhamento um dos pares influencia negativamente o seu decisor e ele acaba “esfriando”. Se você tiver a oportunidade faça o contato por telefone no mesmo dia da primeira abertura ou no máximo no dia seguinte para evitar a influência negativa de outros profissionais da empresa. Mas você nem vai saber disso se não tiver um tracking


  • Taxa alta no primeiro e -mail e declínio alto nos demais


Esta é outra informação importante que o tracking pode trazer: se o primeiro e-mail teve uma alta taxa de abertura e nos demais essa taxa caiu muito é preciso rever a cadência, mudar o corpo ou até toda ao seu fluxo. Por quê? Oras, se você está fazendo vários pontos de contato e sente que nos seus e-mails a taxa de abertura está caindo, é sinal que o interesse do lead pela sua abordagem também!


E vamos entender que se ele abriu o primeiro e-mail mais de uma vez e não abriu o segundo e nem o terceiro, a probabilidade de um quarto e-mail reverter é quase zero.



 A maioria dos CRMs já tem o tracking, mas você pode testar o Mailtrack para o Gmail que custa 2 dólares para o plano pró ou 5 dólares para o plano avançado. O plano Avançado consegue identificar aberturas de PDFs. O MailTrack pode ser usado gratuitamente, mas vai com o logo no rodapé de todos os seus e-mails.


Para quem envia pelo Outlook tem a opção do SalesHandy que custa de 9 a 22 dólares com várias funcionalidades, inclusive cadências.


Temos também o excelente Snov.io que além de checar se o e-mail é válido, gerar listas do IN, tem muitas, muitas outras funcionalidades!

 



22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page