top of page

Compradores e decisores falam o que pensam sobre prospecção - Parte II.

Bem pessoas, estou na fase final do meu livro e nessa etapa estou escrevendo um capítulo sobre a percepção de decisores de diferentes departamentos sobre vendas, prospecção e vendedores.


São informações que já tinha de pesquisas anteriores e novos temas.



Esta semana entrevistei decisores de RH, Importação e Exportação e Compras e quero compartilhar algumas informações.


A pesquisa foi realizada pro telefone e os temas foram:


  • Onde eles buscam fornecedores;

  • Como eles percebem as abordagens de vendas pelo LinkedIn;

  • Eles leem todos os e-mails que recebem?

  • Que conselho eles dariam para os vendedores que querem prospectar?



1. Onde eles buscam novos fornecedores?


A maioria usa o Google. Existe uma novo indício surgindo também relacionado com indicação. Sim, está surgindo respostas já identificadas em 2018 dizendo que eles indicação de fornecedores com os atuais fornecedores.


Exemplo: o fornecedor de embalagem que indica empresas de transporte, de logística, ou até de equipamentos.


2. O que eles acham do LinkedIn para prospecção?


Até o momento pouquíssimos usam, pelo menos no segmento industrial.

Uns porque a empresa não libera acesso, outros porque consideram o seu perfil para uso PESSOAL.


Um deles disse que "desconsidera" abordagens pelo IN.

Nenhum deles até o momento sabia que existia o Sales Navigator.


3. Eles detestam insistência!


Se têm um tema que 100% está congruente é que vendedor insistente é chato e pode até ser desconsiderado.

Um deles falou que o conselho que daria para os vendedores é:


"respeite quando eu falo que estou satisfeito com o fornecedor atual."


Esse mesmo comprador disse que enviar esporadicamente e -mails é interessante, mas receber ligações insistentes semanalmente quando ele já falou que tem um parceiro é muito irritante.






4. Eles recebem muitos, muitos e-mails.


Uns disseram que abrem todos, outros disseram que é isso é impossível.


5. Vendedores não qualificam


Segundo os decisores entrevistados, os vendedores oferecem produtos ou serviços que eles não usam principalmente por e-mail.


Aqui voltamos ao mesmo tema: vendedores ligam ou mandam e-mails sem pré-qualificar, sem informações sobre a empresa que estão prospectando.


No livro estou colocando as respostas como foram verbalizadas e os comentários interessantes desses decisores.

Obs.: Todas as ligações desta pesquisa são gravadas e os decisores podem autorizar a divulgação de seus nomes ou não.


Fica a dica e sucesso!


 

Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.


 

Curso prospecção de vendas, prospecção de clientes

48 visualizações0 comentário
bottom of page