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Foto do escritorMyrian Mourão

Sua empresa tem clientes perdidos? Provavelmente sim!



Mas a questão é: você sabe exatamente porque o cliente migrou para a concorrência?


Geralmente a resposta é: PREÇO.

Certa vez isso foi falado em uma reunião de vendas. O cliente tinha uma carteira considerável de clientes perdidos, e a resposta do Diretor foi:

 


“Myrian, neste segmento os clientes mudam de fornecedor por 0,20 a menos no preço porque no montante é um valor considerável.”


Tudo bem. Sei que preço pesa, mas resolvi tirar a dúvida e fiz uma pesquisa com TODOS os cliente perdidos.

O resultado da pesquisa foi que mais de 70% deixaram de comprar por problemas no prazo de entrega.


É possível recuperar clientes perdidos? Sim, é possível e necessário, mas nem todos os clientes devem ser recuperados.


A maioria das empresas brasileiras avalia os clientes pelo volume de vendas, e não pelo lucro.


Muitas vezes o cliente tem um grande volume de vendas, mas por outro o custo para atendê-lo é enorme.


As etapas para recuperar clientes são:


1. Ouvir esse cliente

Nesta etapa é melhor que um profissional neutro faça essa abordagem e não a área de vendas.


2. Aprender e corrigir.

Analisar os erros e propor para esse cliente uma nova visita para negociação.



Fica a dica


 

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